Consulta do Viajante

Consulta do Viajante

A Consulta do Viajante na One Day Clinic baseia-se na avaliação personalizada dos riscos para a saúde relacionados com a viagem que vai ser realizada. Esta consulta é, essencialmente, orientada para os cuidados alimentares e hídricos, insectológicos, bem como para recomendação de vacinas e outros medicamentos, se aplicável.

A relevância da Consulta do viajante…
O aumento, nos últimos anos, do número de viajantes e de viagens e a maior facilidade em chegar a locais remotos, favorece a aquisição de doenças aí existentes. Além dos motivos (turismo, negócios, visita de familiares e amigos, aventura, turismo médico, etc.), acrescem os aspetos demográficos (viajantes de ambos os géneros e de uma ampla faixa etária) e as características clínicas subjacentes dos viajantes (doentes crônicos, imunodeprimidos, grávidas, crianças, etc.).

Todos estes fatores têm impacto quanto ao risco e espectro de doenças infeciosas que podem ser adquiridas, enfatizando a importância do desenvolvimento de consultas especializadas e individualizadas na área da Medicina da Viagem.

 Os principais objetivos…
– Avaliação da saúde do viajante;
– Análise dos itinerários;
– Aconselhamento individualizado relativamente a viagem;
– Prescrição de vacinas requeridas e recomendadas, bem como de medicações profiláticas;
– Educação sobre a prevenção e auto-tratamento de doenças relacionadas com a viagem.

 

A que países a consulta mais se destina...
– África Subsariana;
– Médio Oriente;
– América do Sul;
– Sudoeste Asiático.

Contudo, sempre realize uma viagem para outro continente que não os mencionados, poderá recorrer a uma consulta do viajante.

A finalidade…
É feita uma avaliação individualizada do risco para quem vai viajar. Após essa avaliação, o médico especialista alerta o viajante acerca dos riscos e fornece um conjunto de medidas, que poderão prevenir doenças ou outros eventos. 

De entre várias medidas podemos salientar:
– Vacinação;
– Informação sobre a higiene individual e cuidados a ter (alimentação e água);
– Informação sobre assistência médica do destino, riscos, acidentes e segurança.

É aconselhado…
Que a consulta seja realizada cerca de 4 a 6 semanas antes da viagem, sendo extremamente importante, principalmente para grávidas, crianças, idosos e indivíduos com doenças crónicas.

 

Equipa Médica


Dra. Maria João Gonçalves (Infeciologia)